A integração da agricultura e da pecuária no agronegócio

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 3 Min Read
Antonio Augusto de Souza Coelho

Como comenta o empresário Antonio Augusto de Souza Coelho, a agricultura e pecuária são dois setores resistentes do agronegócio, e a integração dessas duas atividades desempenha um papel crucial na busca por uma produção eficiente e sustentável de alimentos. A combinação da agricultura e da pecuária permite uma sinergia entre essas atividades, promovendo benefícios tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. Quer saber mais sobre a integração da agricultura e da pecuária no agronegócio? Prossiga com a leitura.

O que é integração da agricultura e do agronegócio?

A integração da agricultura e da pecuária é um conceito que visa aproveitar a interação complementar entre essas duas atividades para otimizar a utilização dos recursos disponíveis. A agricultura é responsável pela produção de alimentos vegetais, como grãos, frutas e hortaliças, enquanto a pecuária está relacionada à produção de alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos. Ao integrar essas duas atividades, os produtores podem gastar os resíduos de uma como insumo para a outra, criando um sistema produtivo mais eficiente e sustentável.

Desse modo, segundo o consultor Antonio Augusto de Souza Coelho, um exemplo comum de integração entre agricultura e pecuária é o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). Nesse sistema, as áreas de produção agrícola são combinadas com a criação de gado, geralmente em regime de pastejo. Os animais se alimentam das sobras de culturas como o milho, a soja ou o capim, que são deixados após a colheita, dispensam o desperdício de alimentos e aumentam a eficiência da produção agrícola. Além disso, o gado contribui para o melhoramento da fertilidade do solo por meio do seu esterco, atendendo a necessidade de fertilizantes químicos.

Como essa integração pode ocorrer?

A integração da agricultura e da pecuária também pode ocorrer de outras formas. Por exemplo, a criação de aves ou suínos pode ser combinada com a produção de grãos, utilizando os resíduos desses animais como adubo orgânico. Da mesma forma, a produção de leite pode ser integrada à produção de forragem, com os dejetos dos animais sendo utilizados como fertilizante para o cultivo de pastagens.

Quais são os benefícios dessa integração?

Ainda, como indica o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho, os benefícios da integração da agricultura e da pecuária são diversos. Em primeiro lugar, essa abordagem permite uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis. Os resíduos de uma atividade tornam-se insumos para a outra, dispensam o desperdício e prosperam a produtividade global do sistema. Além disso, a diversificação das atividades produtivas ajuda a mitigar os riscos, uma vez que as perdas enfrentadas em uma das atividades podem ser compensadas pelos ganhos na outra.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *