Em quais casos a cesárea é recomendada? Confira! 

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 4 Min Read
Orcione Ferreira Guimarães Júnior

Uma das grandes questões ao engravidar é a de saber como será o parto. O expert em cirurgia ginecológica, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, entende que cada caso irá exigir um procedimento específico. Isso porque, apesar de muitas mulheres preferirem o parto normal, em algumas situações, a cesária será mais indicada. Mas em quais ocasiões essa segunda opção é necessária? Continue a leitura deste artigo e confira!

Casos em que a cesária é indicada 

O parto é um dos momentos mais aguardados e temidos pelas gestantes, não é mesmo? Além da emoção de saber que irá conhecer o bebê, esse período pode trazer diversas dúvidas para as mães e pais. Uma das questões principais é a do tipo de parto que será efetuado, ou seja, se ele será normal ou por meio de cesária. Por isso, confira a seguir em quais casos o segundo procedimento é necessário. 

Deslocamento da placenta 

Uma das situações em que a cesárea será necessária é quando ocorre o deslocamento da placenta. Quando a placenta se solta do útero, podem acontecer diversos sangramentos vaginais, que irão comprometer a saúde da gestante e do bebê. Assim, o parto deve ser antecipado através deste procedimento. Para o expert em endometriose, Orcione Guimarães Júnior, é importante ter a avaliação médica nestes quadros. 

Posição errada 

Outro caso muito frequente que exige a cesárea é quando o bebê está em uma posição errada. Ele pode se encontrar com a cabeça para cima ou deitado de lado, por exemplo, não estando no local necessário para o parto normal. Assim, para evitar problemas e prevenir riscos à saúde da criança e da mãe, os médicos responsáveis optam pela cesariana — já que ela será menos arriscada. 

Ruptura uterina 

Conhecida também como rotura, a ruptura uterina ocorre quando a parede do útero é rompida, causando na gestante um sangramento vaginal intenso, além de dores no abdome. Desse modo, para impedir que a saúde da mãe e do bebê sejam afetadas, é realizada uma cesária de emergência. O Mestre em Ciências da Saúde, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, entende que nestes casos é importante tomar decisões precisas. 

Quando o bebê possui alguma doença grave

Outro caso em que a cesariana será fundamental é quando o bebê possui alguma doença grave como a gastrosquise, por exemplo. Devido aos riscos de complicações durante o parto normal, é necessário realizar cesárea. Vale ressaltar, que em todas as situações é essencial ter a avaliação médica e exames para decidir qual opção será mais indicada. Assim, é possível assegurar a saúde do feto e da grávida. 
Por fim, vale ressaltar que outros casos — como quando a gestante possui uma infecção sexualmente transmissível ou quando ocorre a placenta prévia —, a cesárea também será indicada. Portanto, para saber mais informações, entre no site:  www.clinicadrorcione.com e Instagram: @drorcionejunior  do Doutor, Orcione Guimarães Júnior, além de contatá-lo através do Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *