Planejamento financeiro pessoal: saiba como fazer 

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 4 Min Read

Se o ano começa só depois do Carnaval, então chegou a hora de começar a dar o primeiro passo para atingir as suas metas. A empresária Cláudia Angélica Martinez acredita que um bom planejamento financeiro pessoal é o primeiro passo para que você garanta um ano muito mais proveitoso. Mas, se você ainda não sabe por onde começar, leia este artigo e tire suas dúvidas!

O que é o planejamento financeiro pessoal?

Em primeiro lugar, Cláudia Angélica Martinez explica que em nosso país existe um déficit em relação à educação financeira, sendo assim, são poucas pessoas que a praticam. Mas, de maneira geral, o planejamento financeiro está ligado ao fato de você ter controle sobre os seus gastos e seus ganhos, de forma que você possa fazer isso de maneira mais inteligente.

Quais são as vantagens de fazer um planejamento financeiro?

Ainda nesse sentido, de acordo com Cláudia Angélica Martinez, o planejamento financeiro pessoal é interessante porque você consegue ter total controle da sua vida financeira. Dessa forma, cada vez menos você se verá no vermelho no fim do mês, podendo aproveitar o seu dinheiro com o que realmente importa e tendo bons momentos de lazer de acordo com os seus ganhos.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

Como mencionado anteriormente, algumas pessoas não sabem por onde começar na hora de fazer um planejamento financeiro que seja eficiente. Pensando nisso, abaixo, você poderá conferir algumas dicas que Cláudia Angélica Martinez acredita serem primordiais para que você tenha bons resultados e veja sua vida financeira se tornando muito mais eficiente para você.

  1. Entenda quais são seus ganhos

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro pessoal, de acordo com Cláudia Angélica Martinez, é entender quais são seus ganhos. Dessa forma, você conseguirá visualizar qual é a quantia que você terá disponível todos os meses para realizar o pagamento de suas contas e para o lazer. Assim, além de ter mais controle, você também fará tudo de forma mais inteligente.

  1. Entenda quais são seus gastos fixos

Se você já visualizou quais são seus ganhos, chegou o momento de você entender quais são os seus gastos fixos como, por exemplo, aluguel, conta de luz, água, internet, condomínio e todos aqueles que são essenciais. Dessa forma, você conseguirá separar um valor destinado para as contas do mês para que elas não fiquem atrasadas e você acabe pagando mais caro.

  1. Corte gastos desnecessários

O terceiro passo, mas não menos importante, segundo a empresária Cláudia Angélica Martinez, é o corte de gastos desnecessários, aqueles que não farão diferença na sua qualidade de vida e que só existem por um controle financeiro que você está disposto a mudar. Identificando-os e cortando-os da sua rotina mensal, você conseguirá utilizar seu dinheiro para as coisas que realmente deseja, alcançando metas e realizando sonhos.

Para Cláudia Angélica Martinez, essas são regras básicas que todos que querem ter uma vida financeira equilibrada devem seguir. Faça um teste e confira a diferença que fará no fim do mês!

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *