Entenda o papel do orçamento familiar na conquista da estabilidade financeira 

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 3 Min Read
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Conforme destaca Joni Ricardo Fernandes Duarte, o orçamento familiar é essencial para a estabilidade financeira das famílias em todo o Brasil. Neste artigo, iremos entender o papel do orçamento familiar para a conquista de estabilidade nas finanças. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

A importância da definição do orçamento familiar 

Ter um planejamento do orçamento familiar é essencial para conquistar a estabilidade financeira. Isso porque, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, a criação de um orçamento permite acompanhar melhor os gastos, a economia de dinheiro e se planejar para a realização de determinadas metas, como, por exemplo, a compra de uma casa ou de um automóvel.  

Além disso, com a organização financeira a família consegue tomar decisões mais acertadas sobre o uso do dinheiro, comprando de forma inteligente, consumindo de acordo com os recursos disponíveis e até mesmo investindo para a geração de maior renda familiar. Mas afinal, como fazer o orçamento familiar? Acompanhe a leitura! 

Como realizar o orçamento familiar? 

Como sugere Joni Ricardo Fernandes Duarte, o primeiro passo para a criação de um orçamento familiar é a definição de gastos fixos mensais. Esses gastos incluem energia, internet, aluguel, água, alimentação e escola, são chamados de gastos básicos e primordiais. Estabelecendo quais são esses gastos, fica mais fácil descobrir onde se gasta mais e onde se gasta menos. 

Já o segundo passo no planejamento financeiro familiar é sobre estabelecer metas que podem ser a curto ou longo prazo. Essas metas incluem a compra de bens materiais, como eletrodomésticos, automóveis, entre outros. Com estabelecimento das metas é possível direcionar estratégias financeiras para alcançar esse objetivo. 

Assim, como ressalta Joni Ricardo Fernandes Duarte, com o orçamento familiar estabelecido é possível reduzir despesas de outras áreas do orçamento e reservar dinheiro para atingir a meta estabelecida. O orçamento familiar também ajuda a manter o controle financeiro para cumprir com as parcelas de um eventual financiamento, por exemplo. 

No entanto, como frisa Joni Ricardo Fernandes Duarte, para a criação de um orçamento financeiro familiar é importante buscar o desenvolvimento da consciência financeira com estudos e pesquisas sobre o assunto, além de ajuda de especialistas. Assim, fica mais fácil alcançar as metas e manter o controle financeiro de forma mais eficiente. 

Em resumo, a construção e criação de um orçamento familiar é uma forma inteligente para realização de gastos e da aplicação eficiente do dinheiro em investimentos. Tudo isso trará resultados muito positivos para a vida financeira da família, contribuindo para a economia e geração de renda. 

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *