Hipismo

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 8 Min Read

O hipismo é um esporte de montaria a cavalo praticado com intuito performático, buscando a perfeição técnica dos movimentos dos animais.

História do hipismo
O hipismo é um esporte em que os(as) atletas disputam provas demonstrativas montando cavalos. Esse esporte teve origem na segunda metade do século XIX, decorrente da prática de passeios e corridas a cavalo, bem como da caça às raposas, hábitos comuns aos ingleses. Assim, os ingleses passaram a reproduzir esses hábitos campestres em locais menores e fechados, criando, então, obstáculos que substituíssem aqueles encontrados na natureza.

Desse modo, a prática foi sendo aprimorada e esportivizada. Com isso, foram atribuídas a ela regras específicas e categorias para a disputa das provas, as quais se apresentam configuradas por idade e grau de preparo técnico. Posteriormente, o esporte passou a compor o quadro de modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos da Era Moderna já em sua primeira edição, em Atenas 1896.

Hipismo no Brasil
O torneio de Cavalaria de 1641 foi a primeira competição de hipismo realizada no Brasil, na então chamada cidade de Maurícia (atual Recife). A competição hípica fazia parte da proposta de reformulação urbana e cultural do príncipe holandês Maurício de Nassau, recém-chegado ao Brasil. O torneio foi disputado pelo grupo de cavaleiros holandeses, alemães, franceses e ingleses contra o grupo de brasileiros e portugueses, sendo estes o grupo vitorioso.

Modalidades e regras
Atualmente, o hipismo apresenta três modalidades ou disciplinas olímpicas: Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE). Além disso, o esporte apresenta também a disciplina de Adestramento Paraequestre, disputada nos Jogos Paralímpicos. Saiba mais sobre elas a seguir:

Saltos
Essa disciplina consiste na realização de uma prova de percurso em que obstáculos espalhados pela pista devem ser superados pelo(a) atleta e seu cavalo. Desse modo, o objetivo é saltar os obstáculos no tempo estabelecido com o menor número de penalidades possível. Algumas regras dessa disciplina estão listadas a seguir:

-Nessa disciplina, a disputa ocorre nas categorias individual ou em equipes;
-Na disputa individual, os(as) vinte melhores atletas disputam duas rodadas finais, sendo considerado vencedor(a) aquele(a) que obtiver o menor número de erros;
-Na disputa por equipes, os conjuntos são compostos por quatro atletas, sendo as piores notas da equipe descartadas no decorrer da competição;
-O percurso é composto por 12 a 16 tipos diferentes de obstáculos e, a cada erro cometido nesses obstáculos, o(a) atleta é penalizado(a) em um ponto. Assim, ao final das provas, ganha aquele(a) que tiver menos pontos negativos ou de penalização.
Adestramento


Também chamada de dressage, em francês, essa modalidade tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento dos movimentos naturais do cavalo (como andar, trotar e galopar). Desse modo, durante a apresentação, o cavalo deve transmitir uma imagem confiante, atenta e de harmonia e comunicação clara com seu condutor. Compõem as regras dessa modalidade os seguintes elementos:

-As provas podem ser realizadas em área aberta ou em pistas fechadas, desde que o solo seja de areia e o espaço, de 20 m por 60 m;
-Os atletas devem realizar movimentações de manobras obrigatórias (“reprise”), previstas e pré-determinadas pelo programa de provas;
-As movimentações são avaliadas por três ou cinco juízes, que ficam distribuídos pelo percurso da prova. Por sua vez, os movimentos devem ser memorizados e executados com harmonia e perfeição pelo cavalo e seu condutor;
-As disputas são categorizadas conforme a idade dos atletas e o grau de dificuldade das provas, sendo que, para essa modalidade, existem três categorias: Amador, Profissional e Sênior;
As notas são atribuídas em scores de 0 a 10, somadas e, assim, apresentadas em percentual. Desse modo, determina-se o vencedor conforme o melhor percentual obtido.


CCE
Essa modalidade requer dos participantes o domínio de três disciplinas diferentes: dressage, cross caountry e jumping. As competições são realizadas ao longo de três dias de provas – um dia para cada disciplina. Desse modo, no decorrer das provas, os participantes vão acumulando suas pontuações para, ao final, ser definido o vencedor da modalidade. Veja algumas de suas regras:

Ao realizarem a dressage, os participantes devem demonstrar padrões de movimento para três juízes, que vão avaliá-los e descontar pontuações de seus erros e imperfeições;
Nas provas de cross country, são realizados aproximadamente 40 saltos em obstáculos com aumento progressivo da dificuldade. Nessa disciplina, erros de salto e extensão do tempo permitido para a prova são penalizados;
As provas de jumping são compostas pela realização de um teste de percurso de saltos sobre cercas móveis, sendo penalizados os erros de salto;
Ao final da última prova, são contabilizados os pontos totais e definido como vencedor o atleta que tiver acumulado o menor número de penalizações no decorrer das provas.
Hipismo paralímpico
Essa modalidade é disputada por atletas com deficiência visual e/ou fisicomotora (paralisados, com deficiência nos membros inferiores ou de baixa estatura). Nesse formato, a modalidade apresenta apenas uma disciplina, que é a de Adestramento Paraequestre. Veja, a seguir, suas principais regras:

-Os(as) atletas são classificados(as) para as provas conforme a deficiência e julgados pela capacidade ou habilidade equestre demonstrada;
-Há quatro graus de classificação por deficiência, variando conforme sua severidade;
-A disputa pode ocorrer nos formatos individual, em equipes ou estilo livre;
-Nas provas individuais e por equipe, os movimentos a serem realizados são pré-estabelecidos, de acordo com a deficiência do(a) atleta;
-Nas provas de estilo livre, as disputas em conjunto são acompanhadas por música e apresentam padrões de movimentos específicos e coreografados a serem realizados;
-Cada detalhe das provas é avaliado por cinco juízes para a determinação da pontuação do(a) atleta.
Essas são algumas características e regras das principais modalidades do hipismo. Conheça mais sobre esse esporte a seguir conferindo curiosidades a seu respeito!

Curiosidades
Na sequência, são apresentadas curiosidades sobre o hipismo para que você conheça outros aspectos do esporte. Veja!

Os atletas e as atletas de hipismo recebem o nome de cavaleiros e amazonas, respectivamente, para todas as modalidades ou disciplinas do esporte.
O cavaleiro mais velho a disputar a modalidade até os dias atuais é o general austríaco Arthur Von Pongracz. A competição em questão foi na modalidade de Adestramento dos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.
A amazona britânica Lorna Johnstone é a mulher mais velha que já disputou o hipismo nas Olímpiadas. Esse marco se deu na modalidade de Adestramento da edição dos Jogos de Munique 1972, ocasião em que ela tinha 70 anos.
As mulheres iniciaram suas competições nesse esporte na edição das Olimpíadas de Helsinque 1952.
O hipismo é a única modalidade de esporte olímpico em que as mulheres disputam em igualdade de condições com os homens, tanto nas provas individuais quanto nas provas de equipes mistas.
A primeira disputa de Adestramento Paraequestre aconteceu nos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque 1984.
Essas são algumas curiosidades do hipismo, apresentadas para favorecer o conhecimento acerca do esporte e complementar o conteúdo apresentado. Para saber mais a respeito dessa prática esportiva.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *