Conheça mais sobre as terapias alternativas com cavalos e a importância do convívio com animais, com Elias Matogrosso

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 4 Min Read
Elias Matogrosso

Você já ouviu falar em equoterapia ou terapias com cavalos? Conforme explica o empresário e grande apaixonado por animais Elias Matogrosso, são diversas as terapias que se aproveitam dos benefícios que o convívio com seres majestosos e sociais, como os cavalos, pode oferecer, auxiliando no tratamento de doenças tanto físicas quanto também mentais, como é o caso de pessoas que sofrem com estresse, insônia e outras questões que afetam na qualidade de vida. Se você também aprecia cavalos e ainda não conhece a fundo essa terapia, continue a leitura deste artigo e saiba como ela é realizada, além de seus diversos benefícios.

Como funciona a equoterapia 

A equoterapia gera diversos resultados para o corpo e a mente humana. Este tratamento consiste na participação do cavalo para atuar como uma interação física e psíquica, auxiliando no desenvolvimento de inúmeros fatores, como por exemplo do relaxamento, da força muscular, do equilíbrio, da conscientização do próprio corpo e das capacidades motoras de pessoas que convivem com diferentes condições, como pessoas com paralisia cerebral, autismo, depressão e ansiedade, lesões da medula espinhal e ainda muitas outras.

Quais os benefícios que a equoterapia garante?

Conforme explica o empreendedor Elias Matogrosso, grande apreciador de cavalos, a equoterapia vem se tornado uma terapia cada vez mais popular devido aos benefícios que ela oferece àqueles que a praticam. Alguns exemplos são:

  • Aumento da autoestima e da confiança: a interação com os cavalos pode auxiliar grandemente na construção de autoconfiança e autoestima dos pacientes, especialmente em crianças e adolescentes que possam sofrer com dificuldades emocionais.
  • Melhoria da comunicação e da interação e percepção social: além da autoconfiança, conforme pontua o empreendedor Elias Matogrosso, a equoterapia também contribui para a melhoria da convivência social dos pacientes, principalmente para aqueles que sofrem com dificuldades de comunicação e interação com outras pessoas.
  • Maior desenvolvimento das atividades motoras: ao realizar tratamentos com cavalos, as pessoas que possuem qualquer tipo de restrição motora são altamente beneficiadas com a melhoria da coordenação motora, da percepção corporal e equilíbrio, sendo auxiliados no tratamento de distúrbios neuromotores.

Por que os cavalos são animais terapêuticos?

Segundo o empresário apaixonado por cavalos, Elias Matogrosso, não é à toa que estes animais são empregados em terapias como essa. Isso acontece porque estes animais, ainda que de grande porte, podem ser extremamente dóceis, respectivos e também sensíveis, pois além de proporcionarem a sensação de autonomia e controle ao serem conduzidos, estes animais também desenvolvem elos com a natureza humana, demonstrando sensibilidade às emoções, respostas e reflexos dos pacientes, gerando assim ainda maiores possibilidades aos terapeutas que acompanham estes pacientes.

Para concluir, como frisa o apresentador Elias Matogrosso, a equoterapia é uma excelente maneira de garantir mais qualidade de vida, melhoria das condições de saúde e mais transformações das áreas sociais daqueles que a praticam. Através da conexão especial entre humanos e cavalos, a equoterapia garante a possibilidade de transformar vidas e proporcionar uma jornada de cura e crescimento.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *