Brasil conquista segundo pódio consecutivo na Copa das Nações de Hipismo Saltos

Prospyre Batari Frash
By Prospyre Batari Frash 4 Min Read

Dono de três medalhas olímpicas para o Brasil, o hipismo saltos mostrou novamente nesta semana sua força e tradição. A equipe brasileira conquistou a medalha de ouro na Copa das Nações realizada no evento CSIO5* em La Baule, na França, nessa sexta-feira, 9 de junho. É o segundo pódio consecutivo nesta categoria.

A vitória foi conquistada apenas no desempate. Brasil, Suécia (atual campeã Olímpica na modalidade) e Bélgica terminaram empatados com 8 pontos. Pela regra, cada equipe definiu um conjunto para uma volta adicional. Marlon Zanotelli, com Grand Slam VDL, conseguiu 31s39 e pista limpa – Bélgica ficou com a prata e Suécia com o bronze.

A equipe de hipismo saltos do Brasil em La Baule contou com alguns dos principais cavaleiros do país. Além de Zanotelli, responsável por abrir a competição do país na Copa das Nações, competiram Yuri Mansur com Miss Blue-Saint Blue Farm, Stephan Barcha, com Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, e Rodrigo Pessoa, com Major Tom.

Campeão Olímpico na prova individual em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa zerou as duas passagens do percurso, repetindo o bom desempenho da semana anterior, em St. Gallen, na Suíça. O atleta retornou à seleção em 2021 para os Jogos de Tóquio 2020, e busca participar de sua oitava edição Olímpica em Paris 2024, cidade onde nasceu.

Atual campeão dos Jogos Pan-Americanos, Marlon Zanotelli teve uma falta na primeira passagem e zerou a segunda. Mesma situação de Yuri Mansur, quarto colocado na final individual da Copa do Mundo de Saltos em 2023. Já Stephan Barcha teve uma falta apenas em cada passagem.

Equipe brasileira de hipismo saltos foi prata na Copa das Nações em St. Gallen
O ouro em La Baule soma-se à conquista da medalha de prata no evento CSIO5* da Copa das Nações em St. Gallen, na Suíça, em 2 de junho. Na ocasião, a equipe de hipismo saltos do Brasil ficou atrás apenas da Suíça, quinta colocada em Tóquio 2020. A Alemanha levou o bronze na disputa.

A definição da medalha também foi definida no desempate. Yuri Mansur, novamente com Miss Blue-Saint Blue Farm, completou o percurso em 41s84, meio segundo mais rápido do que o conjunto Martin Fuchs e Leone Jei, mas com uma falta cometida no último obstáculo da passagem.

Rodrigo Pessoa, com Major Tom, novamente zerou suas duas passagens. Completaram a equipe brasileira em St. Gallen os cavaleiros Francisco Musa, com Alea Marathon, e Pedro Veniss com Nimrod de Muze Z.

Medalhas servem de preparação para o Pan no hipismo saltos
As duas medalhas da equipe brasileira de hipismo saltos em disputas cinco estrelas da Copa das Nações servem de motivação extra para o principal objetivo da modalidade: a disputa dos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile. As competições servem de preparação para a formação do Time Brasil.

Isso porque o evento vai conceder vagas Olímpicas em Paris 2024 para os três melhores países da competição. Foi o que ocorreu na edição de 2019 em Lima, no Peru. Marlon Zanotelli conquistou o ouro individual e o Brasil venceu a prova por equipes, garantindo classificação antecipada aos Jogos de Tóquio 2020.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *